CONHEÇA
PROTESTANTISMO
Publicado por Éter em 11 de Maio de 2020
O movimento protestante, iniciado pelo monge agostiniano, Martinho Lutero, teve o propósito de reformar a Igreja Católica no século XVI. Isso devido às práticas ilegítimas da Igreja, além da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do papa, etc. O termo “protestante” ganhou notoriedade, sendo seus seguidores chamados de “luteranos” e “evangélicos”.
Lutero voltou-se contra os dogmas do catolicismo romano e publicou 95 teses que contestavam a ideia de que o perdão poderia ser adquirido através da comercialização de indulgências, praticado pelo frade dominicano Johann Tetzel. Tais escritos causaram uma desavença com o papa Leão X, que pediu que Lutero confessasse o seu engano. Contudo, Lutero não atendeu o pedido do Papa em 1520 e acabou sendo excomungado pela igreja católica em 1530. Começa assim a Reforma Protestante junto da fundação de uma nova cultura religiosa com fundamentos próprios e doutrinas mais flexíveis.
No protestantismo, a salvação é conseguida por meio da graça e bondade de Deus, e para isso, cada pessoa pode se relacionar diretamente com ele, sem a necessidade de um intermediário - na fé católica os intermediários seriam padres, bispos etc. A adoração de imagens, o celibato, as missas em latim e a autoridade do papa também foram divergências encontradas no catolicismo.
![]() | ![]() | ![]() |
|---|
O reformismo pregado por Lutero abriu espaço para diversas outras correntes religiosas como:
• Presbiterianos – Criado pelo teólogo francês João Calvino (1509-1564). Pregavam que só os escolhidos por Deus se salvariam. Sendo criado depois, pelo teólogo holandês James Arminius, outra ramificação chamada: arminianismo.
• Anglicanos – Foi criado, em 1534, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII, que tinha o objetivo de anular o seu casamento para casar-se com Ana Bolena. No entanto, a separação não foi aceita pelo papa Clemente VII, o que levou o monarca a romper com a igreja católica e formar a sua própria religião.
• Batistas – O movimento anabatista surgiu durante a reforma protestante e fundou a sua primeira igreja em 1 de janeiro de 1525.
• Metodistas – Foi criada no século XVIII, na Inglaterra, e tinha a intenção de reformular a igreja anglicana. No entanto, o objetivo dos metodistas não tiveram êxito, dando início a uma nova corrente protestante.
• Pentecostais – No século XX surge uma vertente do metodismo, sendo fundada em 1910, a Congregação Cristã do Brasil; e na sequência a Assembleia de Deus, e em 1962, a Deus é Amor. Os pentecostais crêem na cura pela fé.
• Neopentecostais – São formados pelas igrejas: Universal do Reino de Deus e a Igreja Renascer em Cristo. Os neopentecostais têm a prática de realizar grandes cultos e também de fazer exorcismos.
O protestantismo ganhou força no Brasil em 1630 graças aos holandeses. Eles estabeleceram o seu domínio em Pernambuco e em seguida foram fundadas as primeiras 22 igrejas protestantes do Brasil na região Nordeste, estando a maior delas localizada no Recife.
.jpg)


