CONHEÇA
ESPIRITISMO
Publicado por Éter em 11 de Maio de 2020
O Espiritismo ou Kardecismo, estabelecido na França no século XIX por Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, é uma doutrina de cunho científico-filósofo que acompanha o mundo dos espíritos.
Kardec se interessava por diferente fenômenos, dentre eles o mundo dos desencarnados, o que deu origem à obra “O Livro dos Espíritos”. O livro acabou se tornando fundamental aos ensinamentos espíritas.
A religião ganhou atenção e espaço graças a Kardec, a criação da revista “Revue Spirite” (Revista Espírita) e da Sociedade Parisiense de Estudos Espirituais. O cientificismo e o pensamento evolucionista da crença atraiu diversos adeptos, muitos deles das classes trabalhadoras.
A literatura espírita ganha bastante atenção, já que são relatos de experiências de pessoas no mundo dos espíritos, reforçando a importância do conhecimento deste outro mundo. Essas obras são escritas através da psicografia: capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos. Chico Xavier é um forte destaque na produção deste tipo de literatura, como, por exemplo, a obra "Nosso Lar" retratando as experiências de André Luiz no purgatório.
O espiritismo tem um elo relativo com o texto bíblico e os evangelhos, sendo utilizados como uma das várias referências de compreensão do mundo espiritual. Jesus Cristo é o guia e modelo para toda a Humanidade e a doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
![]() | ![]() | ![]() |
|---|
A doutrina espírita baseia-se em cinco pontos principais:
-
A existência de Deus;
-
A imortalidade da alma ou espírito;
-
A reencarnação: pela qual as pessoas voltam a nascer depois da morte para se aprimorar;
-
A existência de outros mundos habitados;
-
O karma: quando o destino de cada pessoa está relacionado aos atos que pratica.
Os principais ensinamentos do espiritismo são o amor ao próximo, o amor a Deus, a caridade e a evolução do ser humano.
PASSES
Uma característica marcante do espiritismo é a realização de passes, quando um membro dotado de maior sensitividade procura harmonizar o estado psíquico e emocional de outros praticantes. Em alguns casos, esse procedimento também possui o poder de intervenção sobre males físicos por meio da cura espiritual.
Acredita-se que a mediunidade espírita, comunicação entre os humanos e os espíritos, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da doutrina. Essa prática é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
Definido por Luiz Gonzaga de Sousa, “o espiritismo é amor, é felicidade, é abnegação, é labuta pelo bem, é autoconsciência das verdades absolutas, é caridade e, sobretudo, igualdade com a fraternidade e liberdade entre os povos”.

.jpg)


