top of page

CONHEÇA

JUDAÍSMO

Publicado por Éter em 11 de Maio de 2020

Fundado por Abraão no século XVIII a.C, o judaísmo se desenvolveu com a civilização hebraica, através de Moisés, Davi e Salomão. Na visão judaica, Deus é um ser onipresente criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica, pois segundo a tradição judaica, a Torá teria sido escrito por Deus e nunca deve ser modificada. 

 

O judaísmo é a religião mais antiga do mundo. De acordo com a tradição, a prática religiosa teve origem quando Abraão foi ordenado por Deus para liderar o seu povo e procurar a terra prometida. Eles foram levados até Canaã, atual territorial da Palestina, e lá permaneceram até quando o local foi assolado pela fome. Devido a isso, migraram para o Egito, onde foram escravizados por muitos anos até que, no século XII a.C., o profeta Moisés os levou de volta à terra prometida.

 

Javé ou Jeová - criador onipotente, onisciente, onipresente - é o deus cultuado no judaísmo, e o mesmo se comunica com seu povo através de profetas. Além disso, o idioma litúrgico é o hebraico, com o qual se dirigem à entidade absoluta. 

Seus cultos são realizados na sinagoga, o templo judaico, por sacerdotes chamados rabinos. Os rabinos não possuem necessariamente um status social diferenciado que lhe dê privilégios. 

 

Alguns dos rituais sagrados mais conhecidos são:

 

  • Brit Milá: circuncisão de todo menino judeu aos oito dias de vida. De acordo com a fé judaica, o ritual segue os preceitos ordenados pela Torá;                                                                   

  • Bar Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelos meninos judeus aos 13 anos. Esse ritual representa a iniciação na vida adulta para os meninos;                                                                   

  • Bat Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelas meninas judias, realizada aos 12 anos, significa a marcação da maturidade religiosa das meninas dentro do judaísmo. 

 

O uso do kipá (uma espécie de touca) é usado por homens para demonstrar respeito a Deus no momento das orações.

Judaismo
Judaismo
Judaismo

O período mais cruel para o judaísmo foi durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Holocausto, onde a intensa perseguição por judeus por parte do governo e por civis resultou na morte de aproximadamente seis milhões de pessoas. Entre elas ciganos, homossexuais, opositores políticos, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e, a maior parte, judeus. 

 

Os judeus voltaram a ter seus direitos gradativamente, e em 1948, alguns voltaram ao Oriente Médio. Neste período, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a situação frágil do povo judeu e o Estado de Israel foi criado, fortalecendo a religião e a recuperação de seu povo. 

 

Vale lembrar que o judaísmo não é uma religião missionária, ou seja, não procura a conversão de pessoas e não é um religião homogênea; as três vertentes principais são:

  • Judaísmo Ortodoxo: acredita que a lei judaica é de origem divina, devendo ser seguida rigorosamente;                                                                                                                                           

  • Judaísmo Conservador: segue a lei, mas acredita que a religião pode (e deve) se adaptar a novas condições;                                                                                                                                       

  • Judaísmo Reformista: acredita que a lei deve ser entendida como uma diretriz geral, e não como uma obrigação.

A estrela de Davi, presente também na bandeira de Israel, é um dos principais símbolos do judaísmo. Ela apresenta a realeza de Davi, constituída de dois triângulos sobrepostos representando duas das três letras do nome Davi.

PRINCIPAIS DATAS

  • Pessach: Páscoa judaica, celebrando a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito;              

  • Rosh Hashaná: é o ano novo judaico. Nele, os judeus celebram o ano 5780, que começa em 29 de setembro;                                                                                                                                    

  • Yom Kippur: o Dia do Perdão.

Judaismo
Judaismo

Estrela de Davi

Candelabro com a estrela de Davi

VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER SABER

BUDISMO

CATOLICISMO

PROTESTANTISMO

ESPIRITISMO

bottom of page