CONHEÇA
CATOLICISMO
Publicado por Éter em 11 de Maio de 2020
O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo - Jesus, filho de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade que veio ao mundo para pregar o Evangelho.
Mas quem foi Jesus Cristo?
Segundo os ensinamentos católicos, Jesus Cristo foi um líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade. Jesus nasceu na cidade de Nazaré e por volta dos 30 anos começou a pregar e atrair seguidores. Esses seguidores o definiam como “Cristo” - ungido em grego.
Jesus também atraiu inimigos e foi julgado por judeus e romanos, sendo condenado à morte na cruz por chocar com o paganismo e certas prática morais do Império Romano. Contudo, seus discípulos afirmam que Jesus venceu a morte e ressuscitou no terceiro dia. De acordo com o relato dos discípulos Marcos e Lucas, após se reencontrar com seus discípulos, “Jesus sobe aos céus e se assenta à direita de Deus”.
A perseguição aos cristãos durou um longo período e só foi cessada devido à promulgação, Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos. A partir disso, o cristianismo começou a crescer e se transformou a religião oficial do Império Romano em 392, favorecendo a expansão da religião ao longo de uma vasta região da Europa, África e partes do mundo oriental.
A fonte da fé católica é a Bíblia, livro sagrado dos judeus que começa com a história da criação do mundo por Deus. Pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos podem ser considerados santos.



A SANTISSIMA TRINDADE
A maior crença católica é na santíssima trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.
-
Pai que é Deus: que é Amor. Somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho;
-
Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado;
-
Espírito Santo: que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que, por sua vez, é manifestada pelo Espírito Santo.
Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas
O purgatório, o céu e o inferno também são crenças católicas. Todos eles como diferentes estágios da vida póstuma. Os atos em vida na terra estão ligados a ida para esses destinos. Além de determinar o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.
Há a existência dos sete sacramentos, que simboliza a comunhão espiritual do fiel junto a Deus. Os sete sacramentos são: o Batismo, crisma, eucaristia, confissão, ordem, matrimônio e extrema-unção.
A missa é o principal culto dos seguidores do catolicismo e são celebradas em igrejas. Todos os domingos e dias considerados santos, os católicos vão assistir a missa, onde é celebrada a Eucaristia, no qual o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Além de escutar trechos da Bíblia que são comentados por um sacerdote - o padre.
Há também a crença em santos - pessoas escolhidas em virtude dos ensinamentos do Senhor em Sua Palavra. Na teologia católica, os santos estão no Céu, mas na Bíblia os santos estão na terra. Na prática católica, os santos são reverenciados, recebem orações, e em alguns casos, são adorados.
Dentre os santos mais conhecidos, estão:
-
Nossa Senhora Aparecida: Nossa Senhora Aparecida é considerada a Padroeira do Brasil desde 1929. A sua história começou quando, em 1717, um grupo de pescadores resgatou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba. Em seguida, lançaram a rede mais uma vez e a recolheram repleta de peixes. Foi aí que o milagre aconteceu. Por ser a padroeira do país, é sem dúvida, um dos principais santos católicos no Brasil.
-
Santa Maria: A Mãe de Jesus, segundo a Bíblia, o teve sob a graça do Espírito Santo. A Virgem Maria é cultuada pela Igreja Católica por conta de sua entrega a Deus e pela incumbência de criar Jesus Cristo segundo as regras divinas. Maria, a mãe de Jesus, tem diversos títulos: Mãe de Deus, Virgem Maria, Santa Maria, Nossa Senhora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida. Todos eles se referem à mesma pessoa, àquela que deu à luz o Filho de Deus, Jesus Cristo. Mas cada título tem sua particularidade, como a Nossa Senhora Aparecida.
-
Santo Antônio: nascido em Lisboa no ano de 1195, é um dos principais santos católicos do mundo. Ingressou na Ordem Franciscana, pregou na França e na Itália e faleceu aos 36 anos de idade. A sua língua, que pregara a palavra divina, foi preservada e até hoje é venerada num relicário, em Pádua.
-
São Francisco de Assis: ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182. Tornou-se o santo dos Italianos, e aos 24 anos renunciou toda a riqueza para se dedicar à “Senhora Pobreza”. Em 1206, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina. São Francisco de Assis morreu em Assis no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.
O PAPA
O Papa é o líder da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, Chefe de Estado da cidade do Vaticano. Seu posto vitalício representa o legado de São Pedro, o qual teria sido designado pelo próprio Jesus Cristo para ser o pastor e a rocha da igreja. Atualmente, os Papas se dedicam ao ecumenismo, a diálogos inter-religiosos, trabalhos de caridade e defesa dos direitos humanos.
O Papa tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, é ele que determina o que deve ser acreditado pelos fiéis. O Papa também pode decidir sobre questões judiciárias no interior da Igreja e na função executiva, e ele quem faz as nomeações desejadas. A rotina de trabalho dos Papas envolve mais de 16 horas diárias de atividades e, por vezes, realiza viagens a países cristãos para propagar a doutrina católica.
Os Papas exerceram autoridade temporal proeminente ao longo da história, mas, atualmente, desenvolvem um papel secular que é o exercício de um cargo cerimonial, religioso e diplomático de grande importância.
Fonte:
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
No Brasil, o catolicismo é a religião com maior número de fiéis. Os indígenas foram os primeiros a serem ensinados e catequizados na religião romana.
Sua presença é maior na Europa e na América, e sua sede fica no Vaticano. Seu líder máximo, atualmente, é o Papa Francisco.


.jpg)