EXPOSIÇÕES
MUSEU AFRO BRASIL
Publicado por Éter em 02 de Maio de 2020
O Museu Afro Brasil (MAB) foi inaugurado em 2004 após Emanoel Araujo, diretor curador, apresentar a proposta museológica à então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. O projeto de implementação do Museu contou com os recursos utilizados da Petrobrás e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
A cultura e a influência africana na sociedade brasileira é o tema do museu, que conta com um acerto de mais de seis mil obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e atualmente. O acervo abarca diversos aspectos do universo cultural africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão entre outros. Além disso, o museu dispõe de um auditório e de uma biblioteca especializada para complemento da programação cultural.
O Museu Afro exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração e realiza, também, exposições temporárias. O Museu encontra-se no Pavilhão Manoel da Nóbrega, edifício projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em dezembro de 1953, dentro do Parque Ibirapuera.
Mas não é só isso! A novidade do Museu é a visita virtual através do Google Arts and Culture clicando aqui. Você pode conferir todo o acervo disponibilizado sem sair de casa.
Desde 2009, o Museu Afro Brasil, é uma instituição pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, é subordinado ao Governo do Estado de São Paulo. Sua localização é na Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera - Portão 10. O Museu fica aberto de terça à domingo das 10h às 17h. A entrada é gratuita de quintas-feiras e sábados.
.jpg)






