EXPOSIÇÕES
EGITO ANTIGO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE
Publicado por Éter em 02 de Maio de 2020
Para entender um pouco melhor sobre a exposição, vamos relembrar sobre a crença do
Egito Antigo?!
Por serem politeístas, os egípcios acreditavam em vários deuses, e suas crenças eram de extrema relevância na vida das pessoas. Um dos conceitos mais importantes eram os "maat" e "heka". Maat definia a importância de viver uma vida correta, de forma a manter a existência harmônica no universo, já o Heka estava relacionado à mágica tanto na criação do universo, quanto na manifestação do poder dos deuses.
Os deuses eram representados de três formas: a antropomórfica, forma humana; a zoomórfica, forma animal e a antropozoomórfica, forma humana e animal ao mesmo tempo. Podemos citar como principais deuses egípcios o Hórus, Rá (deus sol), Ísis (deusa da fertilidade), Maat (deusa da justiça), Bastet (deusa dos gatos e da fertilidade) e Anúbis (deus dos mortos).
Não podemos nos esquecer da crença na vida após a morte, explicando a preocupação dos egípcios com a conservação dos corpos, resultando na mumificação, já que a continuidade da vida estava condicionada a preservação do corpo na terra.
A exposição inédita sobre o Egito Antigo, demonstra por um panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade da sociedade egípcia. O acervo conta com esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo, além de instalações cenográficas e interativas que permitem uma viagem ao tempo dos faraós.
"Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade" ficará disponível em São Paulo de 19 de fevereiro a
11 de maio, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), mas se você não conseguir ir, não se preocupe! Você pode levar essa experiência para dentro da sua casa através do Google Arts & Culture e fazer um passeio virtual pelo prédio histórico de São Paulo e conhecer o rico acervo dessa exposição.
.jpg)







