top of page

CINEMA

AGNUS DEI

Publicado por Éter em 08 de Maio de 2020

A expressão "Agnus Dei" significa "cordeiro de Deus" e traz a ideia de sacrifício e imolação.

Dirigido por Anne Fontaine, Agnus Dei é baseado na história de freiras beneditinas polonesas após a Segunda Guerra Mundial. As freiras vivem em clausura em um convento, mas o mesmo foi invadido três vezes por soldados soviéticos, resultando no estupro das freiras que ali moravam. 

Para ajudá-las, uma médica francesa que está a serviço da Cruz Vermelha francesa, precisa visitá-las em segredo, já que está ali apenas para cuidar dos soldados franceses feridos. Quando chega no convento, a médica descobre que sete freiras engravidaram após o estupro.

A abordagem do filme apresenta, além de assuntos delicados como o estupro e a discussão de gênero, a diferença religiosa, já que a médica é ateia e não vê o estupro como as freiras veem - como um sacrifício e um destino, uma provação que precisa ser aceita e até louvada.

Além de mostrar as profundas cicatrizes das vítimas, tanto físicas como psicológicas, Agnus Dei também deixa claro que a lealdade e amizade entre as pessoas está além da necessidade de compartilhar da mesma crença.

Confira o trailer abaixo e boa sessão!

Agnus-Dei4.jpg

Ficha técnica

Agnus Dei (Les Innocentes) — França, Polônia, 2016

Direção: Anne Fontaine

Roteiro: Anne Fontaine e Pascal Bonitzer

Elenco: Agata Buzek, Agata Kulesza, Joanna Kulig, Lou de Laâge, Vicent Macaigne, Anna Próchniak, Dorota Kuduk, Eliza Rycembel, Helena Sujecka, Joanna Fertacz, Katarzyna Dabrowska, Klara Bielawka, Mariusz Jakus, Pascal Elso, Thomas Coumans, Tomasz Sobzark

Duração: 115 min.

bottom of page